Como valorizar uma empresa?

Você está pensando em comprar ou vender uma empresa? No mundo das Fusões e Aquisições, o processo de avaliação desempenha um papel fundamental na determinação do melhor valor estimado para um negócio, tendo em vista todas as suas contrapartes.

Há inúmeras vantagens em compreender as complexidades do processo de avaliação, que serão abordadas neste artigo, sendo o benefício mais óbvio e proeminente, a compreensão do valor intrínseco de um negócio – um marco vital para sua posterior venda.

É essencial saber diferenciar o valor de uma empresa de seu preço. O preço é o valor específico de uma empresa, materializado no momento da venda, dependendo da oferta e demanda do mercado naquele momento. O valor de uma empresa é o que cada comprador potencial dá por uma empresa, dependendo de seu perfil e interesses. É a medida monetária do quão útil a empresa vai ser para a pessoa, física ou jurídica potencialmente compradora.

Importância de conduzir uma avaliação de negócios

Muitos empresários e proprietários de empresas subestimam ou simplesmente desconhecem o que o processo de avaliação de negócios envolve e onde ele começa. Este é um cenário comum, pois o processo de avaliação é um processo complexo, de múltiplas etapas, com diferentes métodos de abordagem. Independentemente do método de avaliação escolhido, a avaliação de uma empresa é um processo em que são medidos os elementos atuais geradores de valor da empresa, bem como sua posição competitiva dentro de seu setor, e suas expectativas financeiras. O tipo de método de avaliação utilizado para análise dependerá, então, de fatores como o setor industrial onde a empresa opera, o tamanho da empresa, o fluxo de caixa esperado, e o tipo de produto ou serviço que ela oferece. Por exemplo, geralmente não é aconselhável utilizar o método de avaliação de transações comparáveis se o volume de vendas ou lucros for significativamente inferior do que o da empresa alvo tida como comparável.

O processo de avaliação é intrinsecamente técnico, portanto é de vital importância, que quem quer que o esteja conduzindo possua conhecimentos financeiros. O avaliador também deve estar ciente do modelo de negócios da empresa, sua estratégia, ter um conhecimento profundo do setor, do mercado onde a empresa opera e dos elementos geradores de valor da empresa avaliada.

“O principal objetivo do valuation é identificar os principais elementos geradores de valor do negócio”.

O principal objetivo do processo de avaliação é identificar as áreas críticas geradoras de valor do negócio. É essencial considerar quais áreas da empresa podem ser de interesse ou possuir um valor específico para a contraparte no negócio, pois isto influenciará nos resultados da avaliação. Por exemplo, dependendo da mentalidade e dos objetivos do investidor, seu interesse pode não ser tanto a rentabilidade do negócio, mas talvez a participação de mercado, o posicionamento estratégico ou uma área especializada da cadeia de valor da empresa. O resultado da avaliação é, então, considerado uma estimativa significativa de uma faixa de valor, que será um ponto pivô na negociação do preço final a ser pago. Os resultados da avaliação são, portanto, importantes não apenas para identificar os principais fatores de lucro do negócio, mas também para estabelecer um ponto de referência para as próximas negociações.

Fatores a considerar

Antes de iniciar um processo de avaliação de uma empresa ou negócio, certos fatores-chave devem ser levados em consideração, por exemplo:

1. Rentabilidade e risco.

Substancialmente todas as considerações feitas durante a avaliação se enquadram em duas categorias: lucratividade e risco.  

2. Motivos pessoais.

Os investidores também são pessoas. Emoções ou fatores não econômicos podem influenciar o processo de tomada de decisão e, portanto, os resultados do processo de avaliação. Por exemplo, se um vendedor estiver motivado a vender seu negócio o mais rápido possível, o fator tempo terá prioridade sobre a venda pelo valor justo. É vital entender qual é o raciocínio das partes envolvidas na transação.

3. O ambiente da empresa afeta o valor.

  As empresas não são ilhas. Seu valor depende de fatores externos e das forças de mercado.  

4. Uma avaliação adequada requer informações confiáveis.

Antes de considerar realizar uma avaliação e fazer previsões de valor futuro, os dados passados e presentes da empresa devem ser precisos e corretos. Somente com este tipo de dados, e junto com uma abordagem estratégica, uma estimativa confiável pode ser obtida. Quanto mais abrangente e detalhada forem as informações adquiridas sobre o modelo de negócios, operações, finanças da empresa, etc, antes de iniciar a avaliação, melhor a qualidade e a precisão dos resultados.

Tipos de avaliação de empresas:

Há vários métodos de avaliação de empresas que podem ser utilizados, dependendo do objetivo da avaliação. Entretanto, os dois métodos mais utilizados pelos analistas são o método do fluxo de caixa livre descontado e o método de transações comparáveis.

1. Método de Fluxo de Caixa Livre Descontado (DCF).

Este método visa determinar a capacidade da empresa de gerar riqueza, estimando os valores que os proprietários poderiam levar para casa durante a vida útil da empresa.

Este método é usado para converter os fluxos de caixa livres futuros, na moeda de hoje, usando uma “taxa de desconto”, para refletir o valor do dinheiro futuro, descontado para o valor de hoje, incluindo o risco potencial associado à geração de riqueza. Essencialmente, este método fornece uma visão do desempenho futuro da empresa e de sua capacidade de gerar fluxo de caixa por meio dos recursos que a empresa possui.

O método do Fluxo de Caixa Livre Descontado requer a análise dos dados históricos do passado. Isto fornecerá uma visão sobre quais fatores levam a custos incorridos e quais geram receitas. Também deve ser dada atenção especial aos fatores que podem afetar as projeções financeiras. A projeção deve incluir receitas, custos, lucros, planos de investimento, fluxo de caixa projetado e a estrutura econômica da empresa. Esta projeção funcionará como uma hipótese sobre dados financeiros futuros.

Além disso, a análise de mercado e a análise de posicionamento competitivo devem ser levadas em consideração, quando este método de avaliação for realizado. A compreensão dos efeitos das cinco forças do Porter (barreiras à entrada, ameaça de substitutos, poder de negociação do comprador, poder de negociação do fornecedor e rivalidade entre concorrentes) nos permitirá antecipar um aumento da demanda, medir o poder de negociação de clientes e fornecedores, compreender a vulnerabilidade da empresa com relação a produtos substitutos e o grau de competitividade de preços dentro do setor. Além disso, a análise de seu posicionamento competitivo em relação aos concorrentes que operam no mesmo setor industrial aumentará ou diminuirá o valor final do negócio.

Após estas análises preliminares o fluxo de caixa livre pode ser estimado – este será uma estimativa do futuro caixa que um acionista poderá levar para casa – sem prejudicar o crescimento da empresa. Este tempo geralmente varia de 5 a 10 anos. Depois disso, a estimativa de um valor preciso pode ser extremamente complicada. Por esta razão, os compradores frequentemente calculam projeções por um tempo mais curto do que os vendedores. Lembre-se de que os fluxos de caixa futuros devem ser descontados a uma taxa de desconto, porque o valor do dinheiro hoje não é o mesmo que no futuro.

2. Método de transações comparáveis.

Este método propõe um conjunto de vantagens únicas, é mais rápido, mais simples e mais prático, embora possa estar longe da realidade se for conduzido de forma incorreta. Como a análise deste método é baseada em suposições, ele pode potencialmente levar a discrepâncias futuras entre o vendedor e o comprador. Isto se deve ao fato de os vendedores frequentemente basearem seu preço na próxima geração de valor (ou o que o comprador fará com a empresa), o que pode levar a problemas que ocorrem durante a interrupção das negociações, já que ambas as partes têm expectativas diferentes. Por este motivo, o método de avaliação do fluxo de caixa de desconto pode se mostrar mais preciso.

É altamente recomendável não comparar empresas com base no volume de vendas, ou quando os lucros da empresa alvo forem muito diferentes dos da amostra de comparáveis, pois os múltiplos comparados tornam-se insignificantes, devido à grande diferença entre as dimensões da empresa. Também é extremamente importante ter um banco de dados abrangente de fusões e aquisições passadas e um conhecimento profundo do setor.

Na prática, a maioria dos compradores escolhe o método de avaliação simplificado com base em múltiplos EBITDA. A avaliação por múltiplos é um método válido somente se os seguintes critérios forem alcançados:

  • Se você tiver uma ampla gama de empresas similares;
  • Se o escopo das empresas ou transações for semelhante;
  • Se os dados forem relevantes e oportunos.

O uso dos múltiplos pode ajudá-lo a entender quanto está sendo pago por empresas como a sua e pode se revelar mais útil durante as negociações, especialmente se você tiver informações sobre o histórico das transações da contraparte. Uma melhor prática assumiria a aplicação dos dois métodos em complemento um ao outro, para garantir uma maior precisão do valor estimado.

Conclusões

Em última análise, o processo de avaliação é uma tarefa preliminar para vender sua empresa. Ele fornece uma visão das áreas críticas de um negócio, permitindo que os proprietários aproveitem as vantagens, e se concentrem em melhorar as vulnerabilidades. Mais importante ainda, esta avaliação fornece uma estimativa precisa da faixa de valor, que ambas as contrapartes do negócio podem usar como a espinha dorsal das negociações. Como discutido anteriormente, não há fórmula final ou método de avaliação perfeito para cada situação. Ainda assim, conhecendo as características da empresa e seu ambiente correspondente, o método mais adequado pode ser escolhido. É um processo essencial para maximizar o preço e precisa ser apoiado por raciocínio lógico e argumentos numéricos consistentes.

Em segundo lugar, os resultados da avaliação atuam como uma sólida pedra angular das negociações, e não se ligam ao preço final do negócio. É uma raridade ver tanto compradores quanto vendedores concordarem imediatamente sobre o preço estabelecido, de modo que a avaliação, de certa forma, leva os dois lados das expectativas a uma posição intermediária.

Em terceiro lugar, dados válidos e abrangentes, são o que fazem uma avaliação adequada. Portanto, antes de abordar qualquer um dos métodos de avaliação, é extremamente importante validar que os dados financeiros históricos disponíveis para a empresa sejam coerentes e precisos. Somente com dados válidos e uma abordagem estratégica bem planejada é que se pode fazer uma projeção confiável.        Além disso, quanto mais completa e detalhada for a informação disponível, mais precisos e de maior qualidade se tornarão os resultados.

Aprendemos que os métodos de avaliação mais comuns são o chamado método de fluxo de caixa descontado e o método dos múltiplos de transações comparáveis. O método de fluxo de caixa livre descontado tem como vantagem projetar os resultados. É um método mais complexo, portanto a maioria dos investidores e proprietários de empresas, especialmente nos estágios iniciais, preferem usar o método dos múltiplos. Embora este método seja mais simples, ele apresenta um conjunto de requisitos de pesquisa, como ter acesso a um banco de dados suficientemente grande, com fusões e aquisições passadas, e conhecimento preliminar do setor industrial.

Finalmente, apesar de ter várias fórmulas de avaliação de negócios, a chave para a análise reside na equipe encarregada da operação. A consultoria à frente da negociação deve levar em conta fatores futuros como a projeção de resultados, a possibilidade de alianças com outras empresas, investimentos em P&D, mudanças nas regulamentações, possíveis mudanças nos hábitos de consumo, a internacionalização do negócio ou a possibilidade de adaptar o produto ou serviço aos mercados estrangeiros e  a possibilidade de diversificação etc.