Em uma transação de compra ou venda de uma empresa, um acordo formal sobre os principais aspectos da transação é geralmente necessário, para ambas as partes.
Em operações de Fusão e Aquisição (“F&A”) isto é conhecido como uma oferta vinculante ou carta de intenção de compra. Esta oferta garante formalmente que a intenção de uma parte é a mesma que a da outra parte.
Quando alguém está planejando comprar uma empresa, precisa do máximo de informações possíveis.
O comprador contratará especialistas para fazer uma revisão completa da empresa, verificando livros e documentação, antes de assinar o contrato. Isto significará o comprometimento de uma despesa significativa para o comprador, e o fornecimento de informações sensíveis por parte do vendedor. Portanto, um acordo formal ajuda a evitar mal-entendidos. Esta carta de intenções declara o compromisso de iniciar a negociação dos aspectos pendentes do acordo, que terminarão em um acordo de venda final.
“Esta carta de intenção declara o compromisso de iniciar as negociações dos aspectos pendentes do acordo, que terminarão em um acordo final de venda.”
A carta estabelece as bases para a negociação e estabelece um valor de referência para o preço. Os pontos que precisam ser discutidos são destacados, a fim de se chegar a um acordo e estabelecer os prazos para a conclusão das negociações.
A razão pela qual esta etapa de oferta é obrigatória é porque tanto o comprador quanto o vendedor querem ter certeza de que estão negociando seriamente, já que um lado vai fornecer informações muito sensíveis e, provavelmente, dar exclusividade, e o outro lado vai investir recursos em assessores para tal. Além disso, a carta de intenção é frequentemente exigida, para obter financiamento para a transação.
Ao negociar com uma empresa de private equity é altamente recomendável estabelecer uma carta de intenção vinculante. É necessário levar em consideração todas as áreas da operação, a fim de evitar possíveis manobras de um fundo de private equity após a conclusão da due diligence, que por ventura possam prejudicar a captura de valor pela outra parte.
O complexo processo de compra ou venda envolve muitos pequenos truques e detalhes, especialmente no que diz respeito aos aspectos financeiros e negociais. Normalmente, nas primeiras vezes que você lidera uma transação de fusão e aquisição, você é inexperiente, o que é um problema e tanto, pois o risco é alto. Por esta razão, recomendamos que você se cerque de assessores bem preparados. Neste caso, a experiência é, sem dúvida, vital.