Compartilhe essa postagem:

Por que a avaliação de uma empresa é importante?

Chegou a hora de materializar todo o trabalho que você fez durante toda uma vida. Como você pode ter certeza de que este é o momento certo? O instrumento mais importante para resolver esta dúvida é a avaliação da empresa.

Antes de explicar a razão pela qual a avaliação de uma empresa é necessária dentro de um processo de Fusão e Aquisição (“F&A”), é importante que você entenda o que isso significa.

A avaliação de uma empresa, independentemente do método escolhido, é um processo no qual os elementos reais da empresa são medidos, assim como sua posição competitiva dentro de seu setor e suas expectativas financeiras futuras.

Por meio desta análise, os elementos que criam valor serão determinados e será possível especificar uma faixa de valor para a empresa. A faixa de valor será uma opinião informada sobre o que a empresa em questão poderá valer.

Por que a avaliação da empresa é necessária

A avaliação da empresa é um trabalho técnico. Para avaliar corretamente uma empresa, é necessário um amplo conhecimento financeiro e, simultaneamente, conhecer em profundidade o modelo de negócios da empresa, a estratégia corporativa e o mercado em que ela atua e, por último, mas não menos importante, os fatores que criam valor para a empresa. O olhar além dos tradicionais parâmetros numéricos de due diligence permite aos compradores calcular melhor o valor real de uma empresa, que pode até quem sabe,  justificar um preço pedido mais alto.

A avaliação de uma empresa não é uma audioria, o analista não questiona as demonstrações financeiras apresentadas; nem é um diagnóstico exaustivo de todas as áreas da empresa. Desde o início o avaliador se concentrará nas áreas críticas, que mostrarão onde está o valor da empresa.

Às vezes, quando indico ao proprietário a faixa de valor intrínseco de uma empresa, ele diz: “para mim é mais que isso”.

A frase acima tem um significado muito profundo. Para o proprietário, muitas vezes o fundador de uma empresa, que dedicou toda sua vida a sua empresa, é “como um filho” e ele geralmente tem expectativas exageradas sobre seu valor. Por causa disso, recomendo que, se você é o vendedor, você se coloque no lugar do comprador; o comprador verá as coisas de uma maneira diferente e seu primeiro pensamento será: “Se eu pagar tudo isso por uma empresa, como vou ganhar dinheiro?”

O contrário é mais raro, mas também pode acontecer, de por uma assimetria de informações, ou outra razão qualquer, o proprietário (em estado de depressão ou não) ter uma percepção distorcida, para baixo, do real valor da sua empresa, correndo o risco de “deixar dinheiro na mesa” caso entre em uma negociação sem ter feito uma avaliação profissional do valor do seu negócio.

Uma avaliação rigorosa da empresa dá a você os elementos para levantar uma boa negociação

É muito importante entender que a avaliação da empresa é uma ciência incerta, mas se você quiser vender sua empresa, é essencial fazer uma avaliação cuidadosa e rigorosa que lhe dê elementos para levantar uma boa negociação com seus potenciais compradores. Fique tranquilo que os compradores também farão sua avaliação, para que possam ver quanto dinheiro estão dispostos a pagar pela empresa.

O objetivo final de uma avaliação vai condicionar os métodos que você preferirá utilizar. O método de avaliação utilizado mudará dependendo do destinatário. O comprador geralmente usará uma premissa para demonstrar que o valor de sua empresa é menor, e o vendedor sempre usará a premissa que mostra que o valor é maior.

Quando você valoriza sua empresa para negociar, , qualquer método é válido, desde que se sustente em uma avaliação racional e bem fundamentada. É essencial valorizar sua empresa, porque isso é sua principal ferramenta para sua venda. Contrate profissionais que estejam habituados a trabalhar com a metodologia do fluxo de caixa descontado e conheça os múltiplos do setor.