O que é um Search Fund ou Fundo de Busca?
Estamos habituados a ver e ler, nos meios de comunicação, termos como Private Equity, Familly Office ou Investidor Anjo. Mas acontece o mesmo com o Search Fund? Você sabe o que é? E o mais importante, sabe como pode ajudar a sua empresa?
O conceito de investimento está muito desenvolvido nos Estados Unidos e começa a se tornar muito mais relevante na Europa e chegando também no Brasil e na América Latina. Os fundos de buscam podem ser uma verdadeira alternativa para empresas que precisem de investidores ou, alternativamente, para empresários que queiram comprar um negócio.
Antes de saber como contribuem para o crescimento das empresas, é importante saber quem forma um Search Fund. São constituídos por um grupo de investidores que entregam dinheiro a um ou muitos profissionais (ou, em alguns casos, empresários) para que, em conjunto, se dediquem exclusivamente, durante um determinado período de tempo, à procura de empresas com um determinado perfil e em um determinado mercado, para investir. Este tipo de investidor ajuda, em primeiro lugar, a financiar a procura pela empresa alvo e, em segundo lugar, o investimento ou a compra da empresa.
Em relação ao volume de investimento que cada investidor participante coloca no Search Fund, este pode variar entre 120.000 e 300.000 reais, com a intenção de angariar no total entre 750.000 e 2.000.000 milhões de reais. Este dinheiro, geralmente, é utilizado para pagar os salários dos executivos do Search Fund e cobrir os custos durante o processo de procura pela oportunidade. Em troca, os investidores têm o direito, mas não a obrigação, de investir pro-rata no fundo e na empresa-alvo.
Abordando o que foi explicado, o dinheiro dos investidores é aplicado em duas fases. A primeira fase é onde é depositado para financiar o processo de procura pela empresa a ser adquirida, e a segunda é para a compra da empresa.
O investimento feito para o processo de pesquisa não é “perdido”. Este capital é normalmente convertido em ações da empresa adquirida, com um desconto relativo ao valor da aquisição para os outros investidores que aportarem recursos no fundo depois. Por meio desta estratégia a empresa procura compensar os promotores do Search Fund pelo risco financeiro assumido com o trabalho.
Isto é realçado pelo fato de os investidores do Search Fund normalmente se protegerem com cláusulas de prioridade, em troca do investimento do empresário ou do promotor do fundo, no caso de não alcançarem o objetivo de rentabilidade.
Uma vez realizada a compra, o empreendedor do Search Fund recebe normalmente entre 15% e 30% da empresa, em três fases:
- Compra da empresa;
- Segunda fase, em que o empresário continua como empregado (entre 4 e 5 anos, libertando ações ano após ano);
- A terceira fase chega assim que os objetivos são alcançados. Normalmente por meio do estabelecimento de metas objetivas, conforme a rentabilidade anual exceda 15%, 20%, 25% ou 30%; outras vezes o ganho é calculado em torno do EBITDA acumulado ou quando a dívida subordinada é paga.
As características ideais das empresas alvos de Search funds são:
- Receita anual entre R$ 30 e 100 milhões
- Margem EBITDA mínima de 15%
- Histórico de crescimento nos últimos 3 anos (Receita e EBITDA)
- Modelo recorrente de receita e clientes
- Sem concentração de clientes e fornecedores
- Mínimo de 10 anos de existência
- Proprietários interessados em vender o controle da empresa (80% a 100%)
- Média gerência interessada em continuar na empresa após a aquisição
- Sem negócios com governo
No caso de os investidores não venderem suas ações ou participações, em função da rentabilidade que o investimento possa gerar, é possível acordar com eles que se a empresa não for vendida, após 5 anos, será efetuada uma avaliação por um consultor independente, e a rentabilidade obtida será calculada para determinar a quem corresponde o capital.