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Blind Teaser: a melhor vitrine para a sua empresa

Quando se anda na rua, o que o leva a entrar numa loja? Ou melhor, o que é que uma vitrine de loja precisa ter para você parar em frente a ela? Estas são duas questões que os designers de interiores devem considerar quando criam as suas vitrines. Os consultores de Fusões e Aquisições (“M&A”) passam por um processo semelhante na compra e venda de empresas.

Um teaser é a ‘vitrine’ de uma empresa. Pode ser comparado a um breve documento, no qual os assessores devem mostrar o melhor da empresa, para encorajar as pessoas a ‘entrar’ e pedir mais informações sobre a operação. Este tipo de documento não inclui o nome da empresa para venda e, por conseguinte, nenhuma característica que a torne detectável. Daí o seu nome: blind teaser, ou resumo cego, em tradução livre.

Esta ausência de quaisquer detalhes responde ao fato de que a maioria dos empresários gosta de manter total confidencialidade sobre o plano de venda da sua empresa. No entanto, não é possível vender uma empresa com toda a documentação amontoada numa gaveta. É importante estabelecer contato com potenciais compradores e explicar-lhes a oportunidade. É inestimável colocar a empresa numa boa ‘rua’ com a melhor ‘vitrine’ de loja possível.

O objetivo é preparar, aproximadamente, duas páginas com algumas informações gerais sobre a empresa. Quem a ler não deve ser capaz de descobrir a que empresa se refere.

O teaser contém uma descrição das principais características da empresa, o objetivo da operação, os principais números financeiros em termos de vendas nos últimos anos, benefícios e dívidas, a projeção do crescimento previsto para os próximos três anos, e as vantagens que a operação poderia ter para o investidor.

A experiência tem nos ensinado que não é aconselhável indicar o preço da operação no teaser, isso poderia dissuadir potenciais investidores, da mesma forma que preços elevados na vitrine de uma loja podem dissuadir muitos consumidores.

Vale a pena reiterar que, embora seja como um documento anônimo, não precisa ser um sinônimo de vazio. É o oposto. Deve ter informação oculta, mas ainda assim, deve ter suficiente informação para que o destinatário possa decidir se deve ou não dedicar tempo para avaliar a possível aquisição da referida empresa.

O desenvolvimento do teaser não é apenas uma questão do consultor, na medida em que garante à empresa que seus dados característicos foram omitidos para que não sejam facilmente reconhecíveis.

É fundamental manter a máxima confidencialidade durante este processo, a fim de proteger o valor da empresa e não provocar preocupação nos empregados, fornecedores ou clientes. Acreditamos que é importante que potenciais investidores entrem na nossa ‘loja’ e é também vital que não se abandone aqueles que já estão dentro.

Se quer vender a sua empresa, você terá de passar por diferentes fases para maximização do preço final. Sabe quais elas são? Fale conosco!